Posted by : CanasOminous May 28, 2012

Image by: Salanchu
Uma dúvida frequente na mente de muitos leitores e pessoas que utilizam de suas táticas para o jogo são os Hidden Powers. Em nossa história temos um exemplo claro, o Porygon-Z do Luke que tem acesso à tal movimento com o tipo Fire, mas, como entender a mecânica de um movimento tão complexo? Provavelmente vocês já viram muitos movesets dizendo que é possível mudar o tipo do Hidden Power. Apesar de ter uma mecânica bem complicada e que influencia outros fatores complexos como IVs, tentei aprender um pouco sobre este enigmático ataque e compartilhar um conhecimento mais básico à respeito do assunto para quem nunca ouviu falar ou entendeu sua mecânica.

O que é o Hidden Power?

O Hidden Power é um ataque do tipo normal introduzido na geração II (G/S/C). Ele aparenta ser apenas um movimento normal, mas esconde mais segredos do que você imagina. O Hidden Power pode variar seus tipos, qualquer um existente, isso explica porque aquele Unown lunático conseguia causar às vezes um dano super efetivo em seus Pokémons sendo que o golpe era sempre o mesmo. O movimento inflige dano usando uma base e um tipo determinado pelo Individual Value do seu pokémon, e pode variar de 30 até 70.

Resumidamente, o que influencia no tipo do seu Hidden Power é se cada IV é par ou ímpar. O que influencia no poder é o resultado do resto da divisão de cada IV por 4. Quanto maior o número de IVs cuja divisão por 4 resulta em resto 0 ou 1, mais fraco o Hidden Power. Quanto mais restos 2 ou 3, maior o poder do Hidden Power. (Essas contas já foram o suficiente para torrar os meus neurônios da semana.) Os atributos mais importantes para o poder, pela ordem de mais para menos importante, são: Sp. Defense, Sp. Attack, Speed, Defense, Attack, HP.

Como saber o tipo do Hidden Power?

Existem os métodos mais antigos e aqueles mais novos que facilitam o trabalho em grande parte. O uso de calculadoras específicas fornecidas por sites como a Serebii.net permitem um cálculo exato dos IVs para atribuir o tipo do elemento que o Hidden Power será, e é o meio mais sofisticado para se calcular com precisão a força de seu poder oculto. Não é necessário saber os IVs, inclusive, saber o Hidden Power logo de cara pode ajudar no cálculo de IVs mais tarde. Contudo, para se determinar o poder do Hidden Power, a calculadora é necessária, apesar que normalmente não se usarem Hidden Power sem o cruzamento adequado.

O método mais antigo utilizado é o do Kecleon. O treinador entrava em uma batalha qualquer com o Pokémon com Hidden Power e um Kecleon adversário, ou até mesmo o seu próprio numa batalha em dupla, se lhe fosse conveniente. Em seguida, o treinador deveria usar o Hidden Power no Kecleon de forma que o Pokémon mudasse o elemento para o tipo que o movimento estivesse atribuído, caso fosse do tipo Ghost, nada iria acontecer devido à imunidade do Kecleon.

O método milhões de vezes mais simples passou a ser introduzido na Geração IV, a partir de Platinum. Em Black e White, na cidade de Mistralton, existe um NPC no centro pokémon que diz qual é o tipo exato do Hidden Power do seu pokémon. Em HeartGold e SouSilver esse sujeito estará em Celadon City, e dentro do Game Corner em Platinum.

Qual a utilidade de um movimento que pode variar o tipo?

O Hidden Power pode pegar muitos oponentes de surpresa, vamos citar como exemplo o Porygon-Z do Luke. Naturalmente, ele não pode aprender ataques do tipo fogo ou lutador, e criando uma movepool mais vasta com auxílio do poder oculto ele é capaz de surpreender o adversário e causar danos imensos. O Hidden Power mais utilizado nos Porygons é o do tipo Fighting, mas no caso do Luke, ele foi presenteado com um tipo Fire. Já que nenhum dos dois tipos podem ser aprendidos por meio de ataques normais, eles se tornam a única opção para surpreender oponentes do tipo pedra e metálico por exemplo, que sofreriam grandes danos pensando que teriam facilidade ao lidar com um Pokémon normal.

Como mudar o tipo do Hidden Power?

Infelizmente, não é possível mudar o tipo do Hidden Power, pois assim que o pokémon nasce, seus Individual Values já são decididos (É como por exemplo as chances dele nascer shiny, nascer com a nature certa, etc). O que você pode tentar é fazer com que o pokémon venha com os IVs certos estudando os métodos de Breeding e Individual Values desde o princípio de sua criação e treinos, mas aí é assunto para outras postagens.

Nota: Este artigo é parte integrante do blog Aventuras em Sinnoh. A cópia total ou parcial é tida como plágio.  É preciso a nossa autorização para que possa ser compartilhado. Agradecimento especial aos fórum da Pokémon Mythology e à Bulbapedia.

{ 6 comments... read them below or Comment }

  1. Nossa, Tudo ficou mais claro pra mim agora! Ficava Boiando sobre esse Hidden Power. Sabia que era um ataque que infligia danos e que mudava não muava seu tipo. A-M-E-I! Esclareceu minha Mente!

    ReplyDelete
  2. Qual seria o Poder Oculto normal dos Burmy? Agora fiquei curioso!

    ReplyDelete
  3. OMG, esse ataque é fantástico! *-* Eu como um jogador estilo Paraguaio não faço a mínima idéia do que 1/10 dos ataques fazem, logo, as batalhas são meu maior desafio durante a Fic, mas isso eu já falei. Dilemas à parte, agora entendi o que essa joça faz. E man, é magnífico. Tenho um Shellos prestes a evoluir para Gastrodon no game, e por uma irônia do destino mantive o ataque Hidden Power. Que sorte, vou ver agora na calculadora qual o tipo dele u.u. Ótimo guia cara, abraços o/

    ReplyDelete
  4. Cara, nunca consegui entender oque esta joça faz... sempre dava para os pokémons este ataque, mas nunca estudava muito afundo o que ele significa. Talvez eu tenha este jogo como um hobbie mesmo kkkk
    Comecei a jogar tão novinho, que os únicos elementos que existiam eram fogo, agua e grama, além do Pikachu kkkkkkk e o ultimo poder sempre era o mais forte, então era ele mesmo que ficava!!
    Esse passado condena qualquer jogador kkkkkkk!
    Parabéns pelo tutorial Canas. Como sempre muito bem explicado!
    Flw

    ReplyDelete
  5. qual o hidem power do electivire do garchomp do typhlosion e do torterra?

    ReplyDelete
  6. Não se pode dizer qual é o Hidden Power do seu Pokémon sem que tenhamos visto ele, não são todos os Torterras que tem o mesmo Hidden Power, e nem todos os Garchomps ou Typhlosion. Este é um movimento especial, diretamente ligado ao Sp. Attack do Pokémon, e praticamente os quatro Pokés que você citou não são estritamente voltados para o Sp. Attack, então a melor alternativa não seria utilizar o Hidden Power neles. Talvez em um Electivire fosse legal usá-lo caso o moveset seja de ataques especiais, então, acredito que os melhores seriam Grass ou Ice para derrubar os Ground que sempre aparecem contra Pokémons como o Electivire.

    ReplyDelete

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -