Posted by : CanasOminous Jan 1, 2013

Imagem representativa de um monstro marinho
(uma Lula-gigante) afundando um navio.
Durante milhares de anos, as pessoas contavam histórias sobre enormes monstros marinhos cheios de braços. Júlio Verne descreveu o ataque de uma lula gigante ao submarino Náutilo, em 20.000 Léguas Submarinas. Essas lendas foram mais tarde enfatizadas com as aparições reais da lula gigante, um dos maiores invertebrados do mundo, atrás somente da Lula Colossal.

A lula-gigante (Architeuthis spp.) é um cefalópode da ordem Teuthida, as oito espécies do gênero habitam as profundezas dos oceanos. Esses animais enormes que vivem no fundo do Oceano Atlântico podem chegar a 18 metros de comprimento e pesar aproximadamente 500 kg. Possuem olhos do tamanho de bolas de futebol, além de tentáculos de 10,6 m de comprimento, alinhados com as ventosas que medem 5 cm de diâmetro cada.

Sabe-se muito pouco sobre as lulas gigantes, pois raramente são vistas. Até pouco tempo, a única vez que os cientistas viram uma lula gigante foi quando a encontraram no estômago de Baleias Cachalote. As cicatrizes em forma de ventosas nas mandíbulas e lábios das baleias são a prova da batalha que elas travam para capturar a presa.

Em 2005, uma equipe de biólogos marinhos japoneses conseguiu tirar fotografias da lula gigante nadando no fundo do Oceano Pacífico pela primeira vez. Levou três anos para os cientistas localizarem a lula, o que eles concluíram seguindo as espécimes migratórias das baleias cachalote. Eles tiraram as fotos enquanto a lula estava atacando a isca em uma linha. A lula ficou presa na linha e lutou por mais de quatro horas para se soltar. Durante o esforço, ela perdeu um de seus tentáculos, que os cientistas recuperaram. Media 5,5m de comprimento. Um ano depois, os pesquisadores finalmente conseguiram prender uma lula gigante.

Nos últimos anos, os cientistas também passaram a estudar mais o parente igualmente assustador da lula gigante, a Lula Colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni). Em 2007, um barco da Nova Zelândia estava em uma expedição de pesca nas águas antárticas, quando sua linha prendeu alguma coisa muito maior do que um peixe. O pescador lutou durante quase duas horas para puxar a lula para o barco. A lula colossal foi congelada e levada ao museu nacional da Nova Zelândia para mais estudos.

Fonte: HowStuffWorks

Imagem cedida pela Associated Press/KOJI SASAHARA/
Tsunemi Kubodera do National Science Museum do Japão, HO
Imagem representativa de uma lula-gigante lutando contra uma
Cachalote, retirada do jogo Endless Ocean.
Desenho de uma Lula-gigante lutando contra
uma Baleia Cachalote, sua única predadora.

Participe! Deixe um Comentário!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2011-2017 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -