Posted by : CanasOminous Oct 6, 2013

Diga ae, galera. Está na hora de respondermos a segunda TAG iniciada em Unova e passada para minhas mãos através de Kalos. Para quem não sabe, as TAGs são como uma correntes, onde caso você esteja desatarefado ou entediado acaba passando algumas horas em frente ao computador para responder algumas perguntinhas interessantes. O divertido é que muitas vezes os interessados podem saber mais sobre nossa vida fora dos blogs, da mesma maneira que descobrimos coisas que não lembrávamos sobre nós mesmos...

Vocês podem descobrir mais sobre mim e sobre os demais membros da Aliança com essas TAGs. Além do mais, você também pode responder essas mesmas perguntas, acessando a página no Aventuras em Unova clicando na imagem acima! Vamos falar sobre alguns bons companheiros que me fizeram apaixonar-se pelas palavras agora...



#01- Qual (ou quais) livro(s) tem o poder de despertar memórias boas da sua infância?


Não fui uma criança que lia livros. Não fui mesmo. Eu odiava ler e esse gosto só tendeu a crescer em meu coração muito tempo depois. Tive um insight nesse instante, e lembrei-me de um dos poucos livros que li na época do ensino fundamental: Chamava-se o Paladino dos Bolinhos. Mal lembro do enredo, mas lembro-me muito bem do significado que este livro tem para mim. Quando entrei na quinta série surgiu uma professora que começou a trazer livros para nós lermos de 15 em 15 dias, e aquilo era um sufoco, a pior punição que um garoto como eu podia receber. Eu tinha de compartilhar meu tempo jogando com esses benditos livros! Tenho um carinho especial por esse porque... Porque naquela época eu odiava aquela professora que queria me "forçar" a ler. Ah,  mas quem me dera eu pudesse voltar no tempo só para revê-la e contar o que me tornei, dizendo com orgulho qual o significado as palavras ganharam em minha vida. Obrigado por me ensinar a entendê-las.

#02 - E da adolescência?

Na adolescência posso separar Dom Quixote e Capitães da Areia como obras fantásticas em meu período de adolescência, pois me ajudaram a valorizar cada vez mais a leitura. Não vale dizer o Senhor dos Anéis, porque meu fanatismo pela série vêm de muito antes, dos filmes, atores, personagens, ensinamentos, brincadeiras e um sentido. Fiz até mesmo um trabalho de literatura em formato de vídeo com 20 minutos de duração sobre o Retorno do Rei. Ahh, esses trabalhinhos de escola com os amigos na época de colégio... Acho que são os maiores tesouros que guardo de minha juventude.

#03 - Um livro que você relê sempre para te trazer bons sentimentos?

Não gosto de reler livros. Até mesmo os de LOTR (abreviação para The Lord of the Rings) que tanto adoro eu evito ficar lendo e relendo até eu me cansar. Vejo algumas pessoas que saem por aí falando: Ei, tá vendo esse livro? Então, eu já li ele umas 87 vezes. *risos* Não sou dessas pessoas. Para mim, a leitura deve ser feita quando ela tem um sentido, quando te dá conforto e o faz sentir-se bem, ensinando algo. Na segunda vez que leio algo dificilmente sinto isso. Vejo uma galera que parece querer decorar cada página de um determinado livro para mostrar que é o maior fã de todos os tempos da obra. Leio apenas uma vez justamente para que eu leve comigo a lição que a obra têm a ensinar, e acho que a vida é meio curta para a quantidade de livros que desejo conhecer. É triste pensar que nem em 100 anos eu seria capaz de ler todos que quero, então, seleciono os meus com extrema cautela.

#04 - Qual é seu gênero literário mais reconfortante?

Admito que não procuro gêneros, procuro obras. Quero conhecer o melhor de todas as áreas, todas as características, gostos e conhecimentos que os livros têm a fornecer. O que seria do Romance se eu só gostasse de aventura? Lerei tudo que a vida permitir com o mesmo entusiasmo. Guias, livros informativos, manuais, relatos e estratégias, contos, fábulas, crônicas, sátiras, biografias, por fim, vidas. 

#05 - Qual é seu escritor ou escritora "mais reconfortante"?

Essa questão se assemelharia à de cima. Não tenho nenhum escritor favorito, tanto que não sou do tipo que seleciona um escritor e me torno o maior fã dele. Quero conhecer um pouco de todas as histórias, aproveitar o melhor que cada um deles têm a me oferecer, e por conta disso adoro tanto os livros da editora Martin Claret, que seleciona as 300 obras mais importantes do último século.

#06 - Que livro você definiria como roteiro para sua vida?

Nunca me identifiquei muito com nenhum livro. Acho que minha vida é normalzinha demais para dizer que me identifico com algo e o utilizaria como definição de "Minha Vida", quase que um "Meu Diário"; mas exatamente por ser normal, são as obras de Scott Pilgrim que chegam mais perto. Tudo bem, não são livros. Na realidade são HQs, mas o Scott Pilgrim é um rapaz um pouco mais velho do que eu, só que ele não trabalha, não faz porra nenhuma, mora com um amigo gay, e sua vida vira de ponta cabeça quando ele começa a namorar uma garota misteriosa e tem de bater em seus 7 ex-namorados para provar que merece tê-la. Cara, é uma história muito bizarra, mas ela mistura o cotidiano com diálogos bem dispostos e espontâneos, uma das coisas que mais adoro em obras.

#07 - Um livro para dias de fúria.


Quando estou irritado tento passar bem longe dos livros. Passo longe de tudo na verdade. Para mim a leitura é sagrada, e a raiva retira toda a minha concentração... Bom, mas se eu tivesse de escolher um, provavelmente seria "A Cabana". Tudo bem, é um livro religioso e a galera detesta esse tipo de coisa, mas o que me impressionou foi a perspectiva como tudo foi abordado, a trindade extrema, a visão que poucos conseguem compreender ou acreditar. Sendo verdade ou não, isso realmente não importa. Mas me fez pensar. Adoro quando eu fecho um livro e ele me deixa horas mergulhado em reflexão... É a essência da vida e seus mistérios.

#08 - Um livro para momentos de tristeza ou melancolia.

A Meninca que Roubava Livros é provavelmente um dos livros mais tristes e melancólicos que já li. Gosto muito do clima fúnebre criado por Marcus Zusak, tanto que tenho uma professora que já dizia: Não quero nem chegar perto desse livro. Não quero chorar. O período da Segunda Guerra Mundial realmente foi um marco em nossa história, e tudo que remete à este período acaba rendendo lembranças tristes, mesmo para quem não viveu nesta época, tantas gerações à frente. Acho que são os sentimentos e dores daqueles que estiveram lá que continuam vagando por nossas terras em busca de paz...

#09 - Um livro que remete a algum momento muito bom da sua vida (por que?).

O Hobbit é um livro que carrega grande significado para mim, primeiro porque foi praticamente a primeira vez que comprei um livro porque eu queria, um livro meu, só meu. Encomendado por mim, e que ficaria na minha estante. (Uma pena que eu tenha emprestado à uma amiga e ela tenha perdido...) Segundo, ele foi o precursor de meu projeto "Você consegue ler pelo menos 12 livros por ano?" que teve início na faculdade, e que espero levar adiante até o resto de minha vida. Foi quando uma professora de História da Arte disse que o brasileiro é um dos que menos lê no mundo. O bom é que isso está mudando, e certamente para mais. Gosto de ver esse interesse crescer nos mais jovens, e por isso me orgulho das fanfictions. Pode ser que elas mostrem para você o verdadeiro significado das palavras.

#10 - Que personagem você retiraria de um livro para passar um dia com você?


Eu diria grandes sábios como Gandalf, Dumbledore, Ezio Auditore, Chiron, o Capitão Nemo ou Bentinho, gente que têm algo a ensinar e compartilhar; mas que outro sábio seria mais grandioso do que o Rei Salomão? A Bíblia também é um livro, e um dia é pouco tempo para compreender tudo que eu gostaria de saber com meus personagens favoritos. (Não consigo nem imaginar o que eu faria com o Gandalf kk. Poxa, Thiagão! Tive que pensar em outro personagem...) Salomão foi abençoado por Deus quando o mesmo lhe apareceu em um sonho pediu para que escolhesse qualquer coisa, e Salomão pediu Sabedoria. Sabedoria para guiar seu povo, e levá-los para o caminho certo. Mesmo que apenas com um dia, a sabedoria me daria a oportunidade de batalhar por um mundo melhor. Vamos deixar que Gandalf cuide da Terra Média, Chiron do acampamento Meio Sangue e Dumbledore de Hogwarts. Esses lugares maravilhosos não precisam de mais sábios, já a nossa terra...

• • •

Zyky Flareon, minha querida diva de Oblivia, você é a próxima a responder essa TAG!
Abraços aí, galera. Nunca deixem de ler, aprender e ensinar. Conhecimento nunca é demais.

{ 3 comments... read them below or Comment }

  1. Eh Canas, é duro ser um cara diferente, enquanto meus amigos ouvem funk e falam sobre one Direction, eu leio livros, jogo RPG, sou Otaku e Gamer e escrevo fic nas horas vagas. E sim cara, eu não me encaixo muito bem, é como diz Leo Valdez,"Não me dou bem com formas de vida orgânicas". HAHAHAH já li mais de 12 livros por esse ano! só esse ano foram: Os três primeiros Assassin's Creed, A sombra da Serpente, A Marca de Atena, Os Diarios do Semideus, Trilogia Jogos Vorazes, Inferno(Esse livro me mudou),Diarios de um banana: A casa dos horrores e Segurando vela, LOTR( Só o primeiro livro)A primeira Alvorada: O sol( Trilogia de um escritor brasileiro, João Henrique Paschoal que mora na cidade vizinha a minha, e que por sorte, filho de uma amiga da minha mãe que ficou encantada com a minha, como ela diz, "Fome" por livros, o que me Rendeu o livro de graça, a assinatura dele, e o primeiro livro a sair da prateleira na venda. EU RECOMENDO!), Sherlock Holmes: O Vale do Terror, 3 livros da escola obrigatórios(Cyrano de Bergerac, As viagens de Gulliver e Alice no Pais das Maravilhas)Anjos e Demônios e por fim, O Segredo, um livro que me ajuda muito.Um Personagem pra ser? Talvez Arthur di Drako, Robert Langdon,Jason Grace, é difícil. Perdi a conta dos livros( e quanto foi gasto neles), mas sei que o melhor escritor ainda é você Canas.

    ReplyDelete
  2. Eu não poderia pedir por um melhor presente do que ver alguém que cita o nome de tantos livros, e que se delicia com toda essa leitura de maneira imensurável. É incrível a maneira como você sente prazer por isso e gosta do que faz, nunca deixe de seguir esse caminho. Eu estou com essa meta pequena de 12 livros por ano porque Sinnoh ocupa metade do meu tempo, mas quando a fanfic terminar provavelmente voltarei a correr atrás de tantas dessas obras e ainda procurarei algumas dessas suas recomendações que tenho tanto interesse.

    Uow, o fato de você me considerar um melhor escritor do que todas essa s lendas citadas chega a parecer insano! kk Mas para a falar a verdade, sou apenas um escritor que também procurava refúgio nas palavras, e mais tarde descobriu nelas uma paixão infinita. De tudo que encontrei, uma das melhores foi o contato com os leitores, o carinho, a atenção, sugestões, ideias e críticas dadas. É aquela coisa de ver elogios de um sujeito que você nunca viu pessoalmente, ou surgir um comentário que você não esperava de alguém. São aquelas simples palavras: Seu blog é um conforto para mim quando preciso. Ou então: Suas histórias me deixam mais feliz. Cara, a maior dádiva das palavras são estas, e espero que você continue nesse caminho da leitura com paixão e ternura, como se fosse uma mulher mesmo, agarre-a e não a largue mais kkkkkkkkkkk

    Obrigado pelas palavras, Master Titan. Espero que você esteja aqui para conferir o final de Sinnoh quando ele chegar, e por mais que não seja um livro sério ou repleto de conhecimento como tantos outros, com toda certeza ficarão gravadas as memórias de muito pelo que passamos junto dos personagens. E é justamente essa proximidade que tornou tudo ainda mais incrível. Um grande abraço!

    ReplyDelete
  3. Caramba, Canas, sério que tu não gostava de ler? Teu passado te condena, ein kkk' (mas confesso que não consigo te imaginar afastado dos livros o.õ)
    Anyways, acredita que to doida pra ler Capitães da Areia desde que você mencionou esse livro em Burning Love? (sim, eu lembro) Quando meu prof de Literatura passou trabalho bimestre passado e ele tava na lista, pedi de primeira! (aí, que que o professor faz? dá São Bernardo pro meu grupo ler ICANT)
    E jura que tu não relê? Por mim, eu releria todos os meus todos os anos, não fosse pelo detalhe de tenho sempre novos pra ler -q Tipo, não tenho uma memória tão forte que consiga lembrar as frases que mais gostei (quem dera), então gosto de reler para lembrá-las, e conseguir mencioná-las em algum momento (seja numa conversa casual, seja para um Easter Egg em história minha aehauehauehuae)
    E, se quer saber, não acho A Cabana algo religioso (já li e amei <3 ) Para mim, ele representa a fé, não a religião. Engraçado falar essas palavras como coisas separadas, né? Mas, se bem me lembro do livro, tem uma hora em que Jesus fala algo como 'E você me viu fundando alguma religião, dizendo que ela é a certa?' Melhor quote do livro, pfvr <3 (algo me diz que estou sendo polêmica, but okay)
    A Menina que Roubava Livros <3 To tão ansiosa pelo filme, parece que vai ser lindo *o* (apesar que, esse é um tipo de livro cujo ponto principal não pode ser transferido para as telas. como colocar em imagens a narração tão incrível desse livro?)
    Btw, Master Titan, saiba que não está sozinho! o/ (só por você usar uma das minhas falas preferidas do Leo já é mais que demais <3 )
    Abraços da Tsuki ^^/

    ReplyDelete

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -