Posted by : CanasOminous Jul 26, 2012

Sejam bem vindos à nossa página de Design de Games , uma área voltada para o conhecimento deste imenso universo onde viso compartilhar com os leitores alguns projetos, experiências pessoais e ideias neste campo. Muitos jovens já sonharam, e ainda sonham, em trabalhar na área de jogos. Sendo relativamente nova se analisarmos o crescimento gradual do mercado, as últimas gerações vêm trazendo cada vez mais opções para os profissionais da área. E aí? Está pronto para correr atrás de seus sonhos?

O que é Design de Games?

Segundo o Guia do Estudante, Design de Games é a criação e o desenvolvimento de jogos eletrônicos para diferentes mídias, como computador, videogame, celular ou internet. Para elaborar esses games, o profissional observa as tendências do mercado, o comportamento do público-alvo, as características da cultura local onde o jogo será distribuído e até mesmo o contexto social.

Onde encontrar cursos da área?

A universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, é uma das melhores e mais conhecidas faculdades da área segundo o Guia do Estudante. É comum também procurar cursos de menor duração que fornecem toda a introdução e preparo necessário, uma vez que os jovens que a procuram podem não ter nenhum conhecimento na área. O equipamento, laboratórios, máquinas e programas são recursos essenciais que uma boa escola precisa para fornecer tudo que seus alunos precisam.


Será que ser um Designer de Games é o meu destino?

Pude ter uma ligeira experiência com o curso durante cerca de 1 ano. 6 meses, depois seguido de um longo intervalo, e logo depois mais seis meses. Neste tempo fiz um curso na Saga, uma escola de artes, games e animação, referência em treinamentos de computação gráfica no Brasil.

Eu não tinha muito conhecimento na área, e a princípio fui movido até lá pela oportunidade, e principalmente por meu interesse e paixão pelos jogos. Ainda assim, posso dizer que apenas a paixão não é o suficiente para encarar todos os desafios que este curso trás. Trabalhar com games é muito mais trabalhoso do que aparenta e vai muito além da diversão. O curso requer toda uma linguagem própria, habilidade e conhecimento em diversos programas de computador, até matemática, plano cartesiano e programação. A diversidade dos módulos incluem desenho, modelagem 3D e em massa, criação de personagens, roteiro entre diversos outros. Trabalhar como um designer de games é um grande desafio que requer muita dedicação, mas todo vídeo game precisa de comprometimento, paciência, disposição e muito treino para ser finalizado, não é mesmo?

O mercado de games vêm crescendo cada vez mais com o passar dos anos, e muitos jovens têm mantido os olhos atentos nessa área que hoje não apenas um sonho ou uma vontade de criança, mas uma carreira com um futuro brilhante. A criatividade é um dos principais fatores, assim como o empenho e a prática.

Como acabei ingressando nessa área?

Playgame da Saga é curso que fiz, mas infelizmente não fui capaz de concluí-lo. Ele é voltado para pessoas de todas as idades, com pouca ou nenhuma experiência em computação gráfica, mas que têm interesse em se inserir no mundo dos games. Começando com concept de cenários e passando por todas as etapas da criação de personagens com o Maya e Zbrush, o Playgame ainda apresenta para seus alunos a incrível engine gráfica Unreal Engine 3, responsável por títulos como Gears of War 2, Bioshock 2, Batman: Arkham Asylum e muitos outros. Comece já a sua jornada, pois a incrível área de produção de games está esperando por você.

Anualmente é realizado um evento conhecido como Anime Friends, e para quem já foi provavelmente pôde reparar na grande estande que a Saga sempre preparara seus visitantes. Em 2012 eles estavam sorteando solicitações e convites para o pessoal ter a sua chance de realizar um curso na escola. No fim das contas eu fui um dos sorteados, e arranjei a oportunidade de ir para São Paulo dar uma olhada na infraestrutura e nos diferenciais da escola. Devo dizer que o local é como aquele sonho de consumo de alguns jovens, cheio de action figurines e pessoas que compartilham o mesmo amor por jogos dos mais variados tipos. O corretor recebeu-me muito bem e apresentou-me os três andares da escola na Lapa, explicando um pouco da história da companhia e das vantagens que o curso oferece para minha carreira e meu futuro.


Estou em dúvida, não recebo o apoio de muitas pessoas, devo seguir em frente e lutar por meus sonhos mesmo assim?

O repertório de informações e conteúdo que aprendemos na área de games é de um conhecimento muito amplo, que pode ser aplicado na criação e experiência de diversas outras áreas além de poder trazer certificados internacionais de programas da Adobe e Autodesk. Se você tiver a oportunidade, minha recomendação é que siga em frente e tente, pois somente assim você saberá se tudo não passava de uma velha vontade na infância, ou uma carreira com um futuro próspero! Só experimentando é que podemos tirar nossas próprias conclusões, então se a oportunidade aparecer, siga em frente até a fase final, porque é isso que nos torna gamers, não é mesmo?

Keep Playing.



Quer dar uma olhada na minha galeria de projetos nos primeiros meses de aula? Leva tempo até que você se torne um profissional na área, mas aos pouquinhos todo esse aprendizado pode ser aplicado em diversas outras áreas! O Designer de Games precisa saber principalmente ouvir opiniões e trabalhar em equipe, então dê o seu melhor. Eu continuarei treinando o máximo para melhorar cada vez mais.

{ 9 comments... read them below or Comment }

  1. Parabens Canas!e boa sorte no cusro!!!

    ReplyDelete
  2. Wow cara, que fantástico! Muitos jogariam a chance fora, mas você está aí investindo! Tem meu apoio man, não importa que demore um pouco com as postagens, que precise de um tempo para se ajeitar... Estou na torcida, espero que goste do curso e tenha bastante progresso nele! Aumente seus horizontes, especialidades... Tudo de bom, enfim kkkkkk Abraços Canas õ/

    ReplyDelete
  3. Canas, você tem meu apoio, espero que você possa desenvolver bem está área que poucos dominam, e quem sabe ainda teremos um game aqui no AES, rsrsrsrsrsrs, mas continuando, mesmo que o número de postagens caia, você deve fazer este curso, pois ele abrira novos horizontes para você... Pois bem invista em você mesmo, e como disse a Titânia:
    "Espero que você possa realizar seus maiores sonhos."

    ReplyDelete
  4. Ohh louco, valeu pessoal *-* Bellator, mas essa frase final até me arrepiou. Sabe, é algo que escrevo para os leitores torcendo para que eles mesmos nunca desistam de seus sonhos, e agora, ver vocês falando isso para mim seria o mesmo sentimento de um pai quando vê um filho começando a trabalhar e agora cuidando dele próprio. Pessoal, obrigado pelo apoio, vou me esforçar bastante, e quero ver se nos testes consigo até mesmo desenvolver uma Titânia em 3D para mostrar para vocês o esquema. Obrigado mesmo galera, amanhã à noite estarei indo para minha primeira aula, me desejem sorte! Sonhos... Vou começar a realizá-los um por um.

    ReplyDelete
  5. e ae canas!como foi a 1 aula?

    ReplyDelete
  6. Maluco, eu juro, foram poucas as vezes que me deparei com uma parada tão complicada. Primeiro que estou três meses atrasado com a turma, mas isso não vem ao caso uma vez que este é um módulo novo. Logo de cara peguei modelagem de cenário em 3D, o cara me apresentou o programa e foi explicando as paradas, e ao terminar, quando eu cheguei na sala fiquei sem saber o que fazer!! EU! Na frente de um computador sem saber o que fazer!! Eu não tinha nem coragem de ligar o PC, me senti completamente leigo sobre aquele assunto no meio de tanta agente kkkkkk

    Foi difícil, companheiro. Eu adoro ficar umas 5 horas diretas no PC, mas quando sai de lá minha mente estava exausta. Meus olhos não se pregavam, acho que foram muitas informações bombando no meu cérebro ao mesmo tempo. Olha, foi bem complicado, mas nada que um pouco de empenho e estudos possam resolver. Sábado que vem terei de ir mais cedo para repôr as aulas, e aos poucos vou pegando o jeito. Já sei o básico do Unrel Engine 3, criar texturas, pisos, paredes, e posicionar objetos. Se vocês vierem aqui perguntar sobre as novidades acho que sou até capaz de dar um resumo de tudo o que fiz kkkkk Então é isso mesmo parceiro, agora só semana que vem!

    ReplyDelete
  7. Opaaaa, e não é que a versão das fêmeas CG vão sair mesmo kkkkkkkkk
    Cara parabéns pela conquista e muito suuuuuuuuucesso! Sei que estou um pouco atrasado (mas se não estivesse sei que não seria eu), mas queria desejar a você que todos os seus sonhos fiquem aos seus pés, pois iniciar um curso como este foi o primeiro passo de um gigante!
    Canas, você tem futuro... e minha mãe sempre falou “Tudo que é mais sofrido, possui um gosto melhor na vitória” e sei que isto se enquara perfeitamente a você. E como seu amigo, estou orgulhoso desta conquista.
    As vezes paro para pensar...Eu tinha 15 anos quando comecei a ler AeS e cresci junto com o Blog (Vou fazer 17 dia 20/08! Vou esperar um bolinho hein kkkkkkkkkk zuando), assim como seu criador que amadureceu e esta seguindo um caminho de sucesso. Sei que sou jovem para falar isso, mas na vida você vai tropeçar varias vezes, mas nunca se esqueça de se levantar depois deles.
    Esse curso da SAGA, com certeza não apareceu do nada... já posso fazer uma previsão sobre ele... é ai que você vai crescer!

    O gigante ESTAVA adormecido!

    Flw

    ReplyDelete
  8. Que massa cara! Eu também fiz o saga, mas meu curso foi só para edição de vídeos. Espero que dê tudo certo! o>

    ReplyDelete

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -