Posted by : CanasOminous Jul 13, 2012

Desenhado e Escrito por: Litos


TUTORIAL DE DESENHO (Parte 1)

1o Passo: Numa folha de papel em branco comum, começamos com alguns tracejados que darão forma ao Garchomp e ao Kingdra.
Primeiramente iniciamos com círculos que serão as cabeças e o corpo dos pokémons. Depois de feito isso, marcamos as regiões de articulação do Garchomp, para não nos perdemos no esqueleto e proporcionar uma boa anatomia ao Pokémon. E um triangulo invertido para ser o esqueleto para o tronco do mesmo;
2o Passo: Com a base pronta, iniciamos as primeiras linhas no desenho, que devem ser sutis e leves. Aos poucos damos volumes aos braços de Garchomp, e afilamos os traços nas pontas que correspondem às garras; um pescoço forte sobre os ombros; e a região de fronte levemente quadrangular, que corresponde à narina.
Sobre sua cabeça colocamos duas esferas ovaladas, que futuramente serão destinadas a se tornarem a região de martelo da cabeça do tubarão;
3o Passo: Com uma esfera maior, e um pouco mais desengonçada, fazemos o abdômen de Aerus. Que mesmo grande, deverá conter uma cinturas;
4o Passo: Indo a diante, fazemos um leve tracejado em direção a região correspondente ao joelho, antes marcado. Como as pernas estão flexionadas, as coxas se tornam mais grossas e a perna mais fina, afunilando ainda mais no tornozelo, e abrindo finalmente os traços para serem formados os pés, que deveram se apoiar no chão, por isso é necessário um cuidado especial com o alinhamento da planta do pé.
Nas costas do Pokémon fazemos um triangulo com linhas tortuosas, e com uma leve fenda em uma de suas corticais, que corresponde à barbatana. Por fim, realizamos outro triangulo mais alugando e levemente direcionado a cabeça de Garchomp, que é a cauda;
5o Passo: Na extremidade do rabo do Pokémon, desenhamos as barbatanas, com aspecto de uma cauda de baleia; e em cada um dos pés colocamos três garras, e sobre as coxas de Aerus, dois espinhos em cada uma delas direcionadas para cima. E abaixo do braço direito um triângulo que lembre outra barbatana.
No circulo ao lado de Garchomp, começamos a desenhar sobre a esfera, os traços da cabeça de um Kingdra, que deverá conter curvas delicadas que lembrem ondas, e na parte superior duas antenas, alongadas para a esquerda;
6o Passo: Neste passo, damos vida ao corpo de Mikau, com linhas curvas. Na esfera maior, abaixo de sua cabeça, fazemos duas linhas, que será o peito do Pokémon, e logo a baixo um traço que lembre um caracol, que será destinado ao rabo do cavalo-marinho.
7o Passo: Com o desenho quase terminado, com cuidado apagamos o esqueleto que auxiliou na criação dos dois pokémons.
8o Passo: Por ultimo desenhamos os traços finais, que são os detalhes do corpo de ambos. Em Aerus colocamos dois triângulos para baixo na região de abdômen, e desenhamos sobre sua face um olho pequeno e negro, não se esquecendo de marcar uma longa linha que vai desde a cabeça até os braços do Pokémon. Na cabeça colocamos dois triângulos que correspondem às presas, e no peito duas singelas linhas que dizem a respeito da clavícula.

Em Mikau, desenhamos um olho de formato triangular, com um circulo menor dentro. No abdômen fazemos os tracejados da barriga que devem ser levemente salientes, terminado no rabo do cavalo-marinho. E sobre as suas costas, desenhamos uma bela barbatana, que fica escondia atrás de Garchomp. Para finalizar o desenho, podemos contorná-lo com caneta ou um lápis escuro, dependendo de seu agrado.

TUTORIAL DE PINTURA (Parte 2)

Antes de iniciar o tutorial de pintura, devo alertá-los sobre os materiais necessários para poder realizar uma arte baseada em aquarela.
- Pincel;
- Tinta Aquarela;
- Godê;
- Recipientes com água;
- Pano;
- Papel para Aquarela.

A técnica de Aquarela é completamente diferente de um desenho pintado com lápis de cor, giz-pastel ou até guache. A tinta possui pigmentos de cor e aglutinantes, que devem ser juntados a uma pequena quantidade de água. Justamente por isso, ela possui uma secagem muito rápida, que muitas vezes se torna um tormento em nossas vidas, por outro lado, com a utilização desta técnica podemos ver facilmente o final do desenho.
Como a tinta é à base de água, a folha onde será realizada a pintura deve ser especial, com uma gramatura alta para que o papel não desmanche ou venha a ficar todo enrugado.

Uma folha ideal para a técnica de aquarela possui uma gramatura de 300g, mas a utilizada neste desenho possui apenas 200g, mas serve muito bem, dependendo do desenho, o papel sulfite comum possui apenas 75g, por isso é inviável pintarmos sobre ele, um desenho que tenha base a Aquarela.
Os pinceis devem ser arredondados, que suportem uma grande quantidade de água, e ao mesmo tempo, proporcione firmeza na mão do artista. E a tinta, é claro, deve ser própria.

Após ter explicado isso, vamos ao tutorial:


9o Passo: Após feito o desenho, pegamos uma folha própria para Aquarela (ex: 200g) e redesenhamos sobre ela, nesta etapa, é indicado não forçar muito o lápis sobre o papel, e utilizar pouco a borracha, pois ela destrói as rugosidades do papel podendo futuramente manchar o desenho, assim como o lápis. Numa técnica com tinta, principalmente a Aquarela, devemos começar pintando a imagem que está em segundo plano, ou a que está mais no fundo, que no caso, seria o Kingdra.

Num godê misturamos um pouco da tinta azul com água, e numa folha extra fazemos pequenos rabiscos para ver se esta cor é a desejada, pois nesta etapa, devemos mesclar o claro com o escuro e sempre adicionando água até chegarmos no tom da imagem. Uma boa dica é conhecer previamente as cores; quais são as cores primárias (azul, amarelo e vermelho), e as secundárias (roxo, laranja e verde), que são a mistura das primárias. O conceito básico da harmonia das cores é necessário, pois, muitas delas devemos criar. Ter um paninho próximo e copos com água, para tirar o excesso e limpar a tinta respectivamente, são indispensáveis sobre a mesa.

Depois de feito todo este discurso, podemos finalmente começar a pintar. Tendo um pouco de noção de luz e sombra, volume e degrade tudo fica mais simples. Na cabeça de Mikau, com um pincel molhado com a tinta azul, começamos pintando a ponta de seu nariz e com delicadeza escorrendo a água por toda a região, sempre tirando o excesso de tinta e fazendo um leve degrade com a água. Repetindo este mesmo procedimento em todo o corpo do cavalo marinho, porém o cuidado com as regiões molhadas nunca é pouco.

A tinta não deve ficar depositada por muito tempo num mesmo local, se não acaba manchando a folha, por isso, a agilidade nas mãos é indispensável. No inicio tudo parece mais difícil, mas com o tempo e a pratica, a aquarela se torna uma grande aliada nas pinturas.
10o Passo: A pintura com aquarela é baseada em camadas e sobreposição de cores. Logo, devemos pintar varias vezes um mesmo local, por menor que pareça, mas nunca se esquecendo de deixar a tinta secar, para que ela não borre, ou avance para lugares indesejados. Sempre usando a técnica de degrade.
11o Passo: Depois de pintando o corpo do Kingdra com o azul, misturamos a tinta amarela e o ocre num godê para pintar a sua barriga, repetindo o degrade do mais escuro para o claro, adicionando sempre água e tirando o excesso com o pincel seco. Uma dica é posicionar a folha num plano vertical, para que a água escorra com mais facilidade enquanto pintamos.
12o Passo: Após esperar a tinta secar, fazemos o aspecto de luz e sombra sobre a barriga. E com um cinza muito claro, pintamos delicadamente as nadadeiras do Pokémon.
13o Passo: Quando terminarmos o segundo plano do desenho podemos passar para o primeiro, que no caso é o Garchomp. Com um azul muito mais escuro, pintamos todo o corpo do Pokémon com muito cuidado e com delicadeza, já marcando as regiões de luz e dando volume aos membros. Sempre é indicado começar por cima, indo da esquerda para a direita, para que não venhamos a apoiar o nosso braço sobre o papel, e por lamentável descuido, manchá-lo.
14o Passo: A aquarela deve ser pintada tranqüilamente e em camadas! Depois de passar uma base com o azul, é aconselhável fazer um roxo escuro, e ir pintando com calma cada parte do corpo de Aerus. Sempre se atentando a luz e a sombra, dando volume ao seu corpo.
15o Passo: Depois de terminado o corpo do Pokémon, pintamos o seu tórax com um vermelho bem vivo; e a estrela sobre a sua cabeça de amarelo ouro, assim como o abdome.
16o Passo: Repetindo a mesma técnica sempre, esperamos a tinta secar, e sobre o tórax de Garchomp fazemos a sombra, para lhe dar um ar mais robusto e forte, e por fim escurecemos um pouco mais o amarelo. Esta é a aparência final do desenho, com todas as suas cores, e o aspecto aquarelável único. Logo, se houver algo para ser mudado, deverá ser realizado neste estágio.
17 o Passo: Para dar um ar mais belo ao desenho, o contornamos com caneta nanquim, ou até o próprio nanquim puro com a ajuda de um pincel. Para contornar o desenho, é necessário firmeza na mão, para que o traço não fique tremido. Nesta etapa não há segredo algum, apenas o milagre da transformação que um simples contorno faz. 


Depois de contornado; com a ajuda de um pincel e tinta branca (que pode ser guache), pintamos sobre o corpo de Aerus e Mikau focos de luz que dê um tom de graciosidade ao desenho. Esta parte é opcional, pois mesmo sem a tinta branca o desenho já é muito belo. Ainda há muitos segredos por trás da técnica, e pequenos macetes que ajudam na pintura, mas de todos os truques o maior deles é o treinamento.

{ 11 comments... read them below or Comment }

  1. ........?! Jesus Cristo!! Litos O__O, q-que... (Desculpe o vocabulário mas essa merece) FODA!!!!!
    SIMPLISMENTE FODAAA!!!!!!!!!!!!!

    O_O. Meu Deus, como pode uma coisa dessas?! Tanto o desenho que é simplismente foda quanto a pintura que é mais foda ainda ficaram surpreendentes. Estou impressionado, parabéns Litos!

    ReplyDelete
  2. Meu querido Arceus, Dialga, Palkia... por todos os lendários pokémon e pelos deuses reais..., esse tutorial, esse desenho...... ficaram lindos!!!!!!!

    Estou sem palavras realmente!!!!!!

    Se tivesse Tinta Aquarela ficava o dia inteiro a tentar criar uma coisa super mega magnifica e fantástica como essa...

    Eu sou uma pessoa que desenha muito bem (principalmente dragões e certos pokémons tais como reshiram...) mas a minha pintura e muito fraca... apesar de saber alguns pequenos truques com o lápis de cor...

    Parabéns Litos!!!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu estava vendo umas coisas aleatórias neste blog quando acabei encontrando este velho comentário meu! kkk

      Espera... 2012? A quanto tempo eu conheço a Aliança? D:

      Ultimamente eu ando me sentindo uma velha... Que saudades (e vergonha também) dessa época. kk

      Pior, é que desde essa altura, eu nunca consegui uma Tinta Aquarela kk, mas acho que vou continuar apenas pelos simples Lápis de cor... Realmente...

      Delete
    2. Muito interessante ver a Shiny Reshiram do futuro respondendo um comentário da Shiny Reshiram do passado! kkkkk Pois é, o tempo foi passando e ver esses comentários no blog é uma tremenda nostalgia... Você devia tentar usar aquarela qualquer dia desses, é uma técnica muito bonita e pode ser usada na pintura de cenários, pode acabar agilizando seus desenhos! Muito artista que eu conheço diz que usar lápis de cor é uma das técnicas mais difíceis kkk

      Delete
  3. Parceria aceita desculpe a demora ja add se banner add o meu tb http://pokefanmy.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  4. faltou steelix e dusknoir p fazer o grupim de "os foda completamente evoluido do luke"

    ReplyDelete
  5. WOW! Que perfeição *--------------------* Como eu já disse, Canas, acho fantástico desenhar criaturas como estas começando de alguns risquinhos. Litos, o desenho já ficou incrível, agora a idéia de vocês em colocar um tutorial de aquarela foi totalmente inovador. Céus, sou horrível com aquarela, vou precisar de várias resmas de papel próprio para isso e alguns vários litros de aquarela. Parabéns Litos, o tutorial ficou incrível! E parabéns Canas por sempre estar inovando e trazendo tutoriais de desenho também. Abraços para todos õ/

    ReplyDelete
  6. Perfeito!!! Adorei, poderiam fazer wobbuffet depois? Obrigado pela atenção

    ReplyDelete
  7. D mais, perfeito! Kra meus parabéns, isso foi dmais mesmo!

    ReplyDelete
  8. Woooowwww isso sim que é Foda!! Cara fiquei boquiaberto com este desenho, ele ficou incrível e a mudança do penúltimo passo para o ultimo foi Mágica!
    Eu tento desenhar às vezes, mas prefiro ficar restrito ao lápis mesmo, vou deixar a técnica das cores para a Kim... aham... quer dizer Litos.
    Canas!!! Parabéns pela idéia e pela irmã (e que irmã) kkkkkkkkkkkkkkk Mas parando com a brincadeira, o Haos tem a total razão no comentário dele, o fato de você ter feito algo inovador foi uma sacada de gênio. Pelo que sei nenhum outro blog já fez um tutorial de aquarela antes. E este em especial ficou perfeito!! E devo admitir que o Mikau e o Aerus arrebentaram!!!
    O pior é qu elea fez parecer tão simples... mas sei que a técnica de aquarela é muito mais complexa, iniciando pelos equipamentos!
    Canas!! Familia de gênios voe tem hein!! Será que teremos outros tutorias parecidos com este pela frente?

    Flw

    ReplyDelete

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -