Posted by : CanasOminous Jan 1, 2013

A Caravela Portuguesa (Physalia physalis) são colônias formadas principalmente por vários pólipos transparentes que, como um todo, ficam flutuando sobre a água dos oceanos. Elas não são uma água-viva, embora se pareçam com uma. Fazem parte do grupo dos celenterados. Na colônia, grupos diferentes de pólipos desempenham funções diferentes. Uns promovem a digestão dos alimentos, alguns a reprodução, outros a proteção de toda a colônia, por exemplo. Vivem em alto-mar e possui longos tentáculos de até 20 metros ou mais. As substâncias urticantes que fabrica podem causar sérias queimaduras em seres humanos.

Ela recebe o nome de caravela portuguesa porque pode utilizar o vento para se movimentar, como os antigos navios portugueses.

A caravela, se desloca na superfície da água de mares tropicais, através da ação do vento sobre sua bóia azul repleta de gases. Seus tentáculos possuem nematocistos, cápsulas que liberam substâncias tóxicas paralisantes sobre suas presas. Sua fisgada pode ser muito dolorosa e pode apresentar sintomas como calafrios, febre, náusea, vômito e choque. Os tentáculos urticantes transferem o alimento para os pólipos especializados na alimentação, onde ocorre a digestão.





Participe! Deixe um Comentário!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -