Posted by : CanasOminous Jan 1, 2013

A Baleia Cachalote (conhecida pelo nome de Sperm Whale, em inglês) é um mamífero marinho que é muito distinto de seus parentes cetáceos devido ao fato de que sua evolução ser muito interessante e contraditória. O comprimento total dos cachalotes é de cerca de 16 a 18 metros para os indivíduos machos, podendo apresentar peso corporal de 45.000 kg a 57.000 kg. As fêmeas desta espécie possuem tamanho inferior aos dos machos podendo alcançar cerca de 11 metros e pesar cerca de 15.000kg.

Uma das características marcantes desta espécie, é que ela apresenta uma cabeça muito evidente, grande,  que representa cerca de 30% a 40% do seu comprimento total. É na cabeça que vamos encontrar o espermacete (melão), que na verdade seria uma gordura modificada que ajuda na ecolocalização de presas, uma vez que este animal se alimenta em grandes profundidades onde a visibilidade não é possível devido a falta de luz. Por ter o espermacete muito grande recebeu o nome em inglês de Sperm Whale.

Imagem do jogo Endless Ocean.
Cachalote contra uma Lula Gigante.
O cachalote é a maior das baleias com dentes bem como o maior animal com dentes que atualmente existente. A enorme cabeça e a forma distintiva do cachalote, bem como o seu papel na obra Moby Dick de Herman Melville, levaram muitos a descreverem o cachalote como o arquétipo de baleia por excelência.

Os cachalotes não são das baleias mais fáceis de se observar devido aos longos tempos de mergulho e à sua capacidade de viajarem grandes distâncias debaixo de água. Entre os locais mais populares para a observação de cachalotes incluem-se: Kaikoura na Nova Zelândia, Andenes e Tromsø na Noruega, os Açores em Portugal e no Estreito de Gibraltar desde Tarifa (Espanha) onde podem ser observados ao longo do ano, enquanto que outras baleias apenas são observáveis durante a migração.

Fonte: InfoEscola

{ 2 comments... read them below or Comment }

  1. Adoro essa baleia! Fale sobre a orca Canas, todos pensam que ela é uma baleia mas na verdade é um golfinho :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Seria um assunto bem legal mesmo, Carol! Há tantos e até mesmo acidentes com as Orcas, sem contar o fato que você citou delas serem golfinhos e também por que as chamam de baleias assassinas. Dá até para fazer uma conexão bacana com Kyogre, até porque o povo do blog sempre gosta de ver alguma conexão com o Mundo Pokémon kk Obrigado pela sugestão, beijos!

      Delete

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -