Posted by : CanasOminous Jun 9, 2014

Esse fabuloso e curioso cogumelo vermelho com pintas esbranquiçadas é um velho conhecido de muitas crianças e adultos. Vemos aqui o principal modelo para os cogumelos de desenhos animados, ilustrações de livros e jogos. Ah, trata-se desse mesmo que você está pensando! Digamos que o Amanita muscaria foi a inspiração utilizada pelo mestre Miyamoto para criar os Mushrooms em Super Mario Bros.

É interessante saber que este cogumelo não é nada inofensivo, pois possui propriedades psicoativas e alucinógenas nos seres humanos. Conhecido como agário-das-moscas ou mata-moscas, é um fungo basidiomiceto natural de regiões com clima boreal ou temperado do hemisfério norte.

Embora tenha a aparência inocente e aspecto apetitoso, quando ingerido pelo homem ou animais domésticos este cogumelo é tóxico. Dependendo da quantidade ingerida, o Amanita muscaria capaz de induzir alterações no sistema nervoso, levando a alteração da percepção da realidade, descoordenação motora, alucinações, crises de euforia ou depressão intensa. Calma, ainda tem mais! A lista conta com espasmos musculares, movimentos compulsivos, transpiração, salivação, lacrimejamento, tontura e vômitos são também sintomas referidos na literatura.



Esse cogumelo é bastante conhecido na Europa e na América do Norte. No Brasil, foi constatado pela primeira vez na região metropolitana em Curitiba - PR pelo botânico A. Cervi, da Universidade Federal do Paraná, em 1982. Nessa ocasião, a introdução desse cogumelo no Brasil foi atribuída a importação de sementes de Pinus de regiões onde ele é nativo. Os esporos do fungo teriam sido trazidos em mistura com as sementes importadas. Posteriormente, o cogumelo foi também encontrado no Rio Grande do Sul e, mais recentemente (1984) em São Paulo na região de Itararé, em associação micorrízica com Pinus pseudostrobus.


Na cultura popular, cogumelos vermelhos com pontos brancos, como o Amanita muscaria aparecem, por exemplo, no filme Fantasia da Disney de 1940 e nas ilustrações do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, em que Alice aparece conversando com uma lagarta que está estendida sobre um Amanita muscaria enquanto fuma um narguilé, em visível insinuação psicodélica.

E sem sombra de dúvidas, a referência mais famosa pode ser vista em todos os jogos do bigodudo da Nintendo. Será que o Mario também ficam doidão quando ingere um desses? Pelo menos mais forte, isso fica! 1-UP!





Participe! Deixe um Comentário!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -